05-Localização




Otimização Logística - Localização de Facilidades

Problema de localização de facilidades

Um simples problema de localização é o problema de Fermat-Weber, no qual uma único concentrador deve ser posicionado com o único critério de otimização de otimizar as somas das distâncias deste a um conjunto de pontos específicos. Problemas mais complexos de localização consideram a localização de múltiplos concentradores, restrições no local dos concentradores e critérios de otimização muito mais complicados. Veja o exemplo:

Uma empresa pretende abrir novos depósitos para entregar produtos aos pontos de venda. Toda nova instalação de um novo depósito tem um custo fixo. Produtos são entregues do depósito para os pontos de venda perto do mercado. Cada entrega tem um custo que depende da distância percorrida. Os dois tipos de custo são bem diferentes. Custos de instalação são capitais que podem ser amortizados por muitos anos, enquanto que custos de transporte são custos de operação. Estes foram combinados para determinar os custos de movimentação de carga.

Cada depósito possui um custo fixo de construção e um limite de capacidade (em toneladas). Cada ponto de venda apresenta uma demanda que deve ser atendida (em toneladas), no entanto, os produtos podem vir de diversos depósitos. Existem alguns pontos disponíveis para a construção de novos depósitos e alguns pontos de venda que precisam receber as entregas destes depósitos. O objetivo é determinar qual depósito deve ser aberto de forma a minimizar o custo de construção e entrega dos produtos, de forma que a demanda seja satisfeita.

Problema de localização de hubs

Hubs, ou concentradores são instalações especiais que servem como ponto de troca, transporte e ordenação em sistema de distribuição de muitos – para – muitos. O problema de localização de concentradores está relacionado a localizar essas facilidades concentradoras e alocar centros de demanda a esses nós de forma a determinar o tráfego de pares origem – destino que minimize a estrutura geral de fluxo.




FONTE:

Alumur, S.; Kara, B. Y. Network hub location problems: The state of the art, European Journal of Operational Research, 2008

Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Facility_location