08-Planejamento da produção



Otimização de Planejamento da Produção

Planejamento da Produção

Problemas de planejamento da produção são decompostos em três níveis hierárquicos: estratégico, tático e operacional. 

No nível estratégico são tomadas decisões de longo prazo que envolve investimentos. Esse nível trata da escolha de projeto do processo, arranjo de máquinas, determinação de capacidade em função da demanda futura. Nesse nível, por exemplo, é determinada a menor quantidade que um produto é fabricado. Tamanhos de lotes são determinados nessa fase. Um lote pode envolver 100 peças, mas é planejado no nível de lote. 

No nível tático, problemas envolvem planejamento agregado e da quantidade da produção. Nesse nível são decididos níveis de mão de obra, horas-extra, subcontratação e duram de vários meses a um ano. O resultado do plano apresenta quanto produzir, estocar e entregar à demanda prevista, levando em consideração as capacidades de cada equipamento, da equipe, entre outros. 

No nível operacional, controlam-se atividades diárias das ordens de produção proveniente do nível tático. As principais decisões envolvidas nesse nível são designação de tarefas (Jobs) a máquinas e a programação e seqüenciamento das tarefas em cada máquina.






FONTE:

Arenales, M. Armentano, V. Morabito, R. Yanasse, H. Pesquisa Operacional para cursos de engenharia, Ed. Campus, 2007