01-Estratégias de operações e competitividade

Tok&Stock: Inovação no varejo de móveis

Tok&Stok é exemplo de inovação no varejo de móveis. Criada em 1978, a empresa retrata a proposta de alinhar design - Tok - e disponibilidade de estoque- Stok. A empresa conta com mais de 25 unidades no Brasil e emprega mais de dois mil funcionários, comercializando mais de um milhão de unidades de produtos por mês, fornecidos por cerca de 600 fornecedores nacionais e internacionais. A empresa possui mais de nove mil itens em suas estantes que alinham design, modernidade e praticidade. Mais de oito produtos são lançados por dia. Para que isso aconteça, a empresa faz parcerias com empresas estrangeiras de design e com designers brasileiros.

Para o conceito de "pronta retirada", é importante que o desenvolvimento de novos produtos contemple as questões de praticidade no transporte e a facilidade de montagem pelo próprio cliente. As embalagens são desenvolvidas seguindo o princípio de fácil transportabilidade o que contribui para ganhos de transporte e armazenagem por toda cadeia. Do fabricante ao cliente. Além disso, a empresa oferece o serviço de transporte e montagem do produto na residência do cliente. Para isso ela cobra um preço diferenciado, identificando nas etiquetas dos produtos o "preço casa" e "preço loja". 

Além de inovadora em produtos, a Tok&Stok inova em suas operações. As lojas são simples, amplas e possuem o conceito de auto-serviço. Um cliente pode andar sem a interferência de vendedores. Caso haja uma dúvida, o cliente se dirige á uma central de atendimento e tira sua dúvida. Os produtos ficam expostos em "ambientes montados" com a intenção de mostrar como ficariam na casa do cliente. Isso facilita a visualização e motiva a compra de outros produtos. 

Cada produto possui uma etiqueta indicando dimensões, preço, materiais, cores e características: elementos necessários para que os consumidores tomem decisões de compra com autonomia e segurança. Além disso, catálogos com ilustrações e informações técnicas do produto encontram-se à disposição nas lojas e no site.

  1. Como o projeto e gestões de operações da Tok&Stok difere das operações de empresas tradicionais de móveis? 
  2. Como você avalia a produtividade da empresa ao comparada com uma loja de móveis tradicional?
  3. Quais os maiores desafios em administrar operações com os da Tok&Stok?

O modelo de negócio da IKEA

IKEA é o fabricante e varejista de móveis mais bem sucedido do mundo. Desde sua fundação, em 1943, a empresa sueca tem refinado e aprimorado, consistentemente, seu modelo replicável. Até hoje, como naquela época, a IKEA contém muitos elementos diferenciados, como o layout das lojas, a embalagem compacta de todos os móveis para montagem pelos clientes e a maneira como projeta e fornece os móveis para diferentes níveis e preços. No modelo de 'auto-serviço' os produtos possuem etiquetas com todas informações de dimensão, tipo, cor, etc, permitindo ao consumidor fazer a montagem dos móveis sem a necessidade de um técnico especialista.O mercado da IKEA é a Europa, onde é quase 10 vezes maior que o concorrente mais próximo. Nos últimos 25 anos, a IKEA cresceu 13% ao ano, em um mercado que cresce 5% ao ano. As margens operacionais da IKEA se situam acima de 15%, mais que o dobro do nível de lucro médio do setor.




  1. Como o projeto do produto e da produção da IKEA se difere da maior parte das operações de varejo de móveis?
  2. Quais as dificuldades em administrar as operações da IKEA?
  3. Quais os diferenciais na produção e na venda dos produtos IKEA?



Visão de processo (3-7)
Produtividade(10)
Competição por meio de operações(13-15)

O poder dos modelos replicáveis

Resumo o livro de