Notícias‎ > ‎

Brasileiro na presidência de Federação Internacional de Pesquisa Operacional

postado em 6 de fev de 2013 18:54 por João Flávio de Freitas Almeida   [ 7 de jul de 2015 06:02 atualizado‎(s)‎ ]
... Divulgando a boa notícia do professor Nelson Maculan, da Coppe - RJ...

Contato
O professor Nelson Maculan, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, é o novo presidente da Federação Internacional das Sociedades de Pesquisa Operacional (International Federation of Operational Research Societies – IFORS). Eleito pelos membros da organização, Maculan é o primeiro brasileiro a ocupar a a presidência. O mandato, iniciado em janeiro de 2013, é de três anos.

Fundada em 1959, a IFORS reúne mais de 30 mil especialistas de 45 países. O principal objetivo é promover a pesquisa operacional como disciplina acadêmica e também como profissão. A organização também publica a revista indexada International Transactions in Operational Research (ITOR), cujo editor-geral é o professor Celso Ribeiro, da Universidade Federal Fluminense (UFF); promove e financia conferências e tutoriais em congressos nacionais e regionais; e concede premiações aos melhores trabalhos e aplicações de pesquisa científica.

“Há uma finalidade de comunicação organizada entre todas as sociedades nacionais e regionais para o desenvolvimento teórico e possíveis aplicações da pesquisa operacional. Um dos grandes desafios do nosso mandato será estimular o desenvolvimento da pesquisa operacional nos países africanos”, diz Nelson Maculan. O Brasil passou a integrar a IFORS em 1969. Hoje são cerca de mil pesquisadores brasileiros associados por meio da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (Sobrapo). 

Fonte: Planeta Coppe